Descrição enviada pela equipe de projeto. A origem do projeto parte da análise da relação entre o espaço público e o espaço privado em uma ordenação prevista pelas normas em uma quadra aberta em forma de U, situando o novo edifício em uma das esquinas e adotando a forma da planta em L.
O edifício situa-se em um bairro de expansão da zona sul da cidade de León, caracterizado pelo intenso diálogo entre zonas verdes e rotas de pedestres com as vias de circulação.
O caráter urbana de ambas fachadas (externa e interna) traduz-se em um tratamento idêntico quanto a materiais e composição, brincando com uma inversão cromática entre elas dentro da mesma linguagem abstrata de volumes em branco e preto.
Esta composição, que agrupa e ordena as diferentes aberturas das habitações dota de singularidade cada uma delas mediante a transformação das saliências em volumes cúbicos independentes. Este efeito é acentuado através da dualidade entre a pedra de calcário branco e a ardósia preta.
Em termos tipológicos, trata-se de uma promoção de habitação livre, com um programa de 43 apartamentos, de 3 e 4 dormitórios, estacionamento e depósito, em um bloco com planta em L, com sete pavimentos de habitações, piso térreo destinado ao comércio e dois pisos subterrâneos de garagens.